Twitter Orkut Facebook Feed

28 fevereiro 2011

Manutenção em Placas Mãe

Muito pouco pode ser feito em termos de conserto de uma placa-mãe moderna. Essas placas não foram feitas para serem consertadas. Se realmente existir um defeito, é provável que seja necessário fazer a substituição por uma nova.

manutencao

Fonte da imagem: http://infoton.com.br

Montagem por partes – Antes de condenar a placa-mãe devemos testar o resto dos componentes para nos certificarmos que estes não estão causando o problema.  A pesquisa por defeitos em uma placa-mãe envolve testes com o menor número possível de componentes. Primeiro ligamos a placa-mãe na fonte, no botão de ligar (POWER SW) e no alto falante. Instalamos também memória RAM, mesmo que em pequena quantidade. O PC deverá funcionar sem problemas. A partir daí, começamos a adicionar outros componentes, como teclado, placa de vídeo, e assim por diante, até descobrir onde ocorre o defeito. Nessas condições, o defeito provavelmente não está na placa-mãe, e sim em outro componente defeituoso ou então causando conflito. Mas se desde o inicio o PC não funcionar ai é onde devemos testar: Fonte, Memória RAM, e Processador. O teste deverá ser feito em uma máquina que suporte os mesmos, se após o teste mesmo assim o PC não ligar podemos dizer que o problema esta na mãezona… vamos ver o que podemos fazer pela nossa placa:

Confira os jumpers - Todos os jumpers da placa-mãe devem ser checados. Erros na programação dos clocks e voltagens do processador impedirão o seu funcionamento. As placas de CPU possuem um jumper relacionado com o envio de corrente da bateria para o CMOS. Se este jumper estiver configurado de forma errada, a placa-mãe poderá ficar inativa. Verifique, portanto como este jumper está programado, mas em geral será preciso consultar o manual da placa-mãe.

 bios reset

Jumper do CMOS.

Chipset danificado - Quando temos uma placa de diagnóstico, a detecção de problemas pode ser muito facilitada. Mesmo quando a placa-mãe está inativa, alguns códigos de POST podem ser exibidos. Se o código do POST diz respeito a um erro nos controladores de DMA, controladores de interrupção ou timers (circuitos que fazem parte do chipset), podemos considerar a placa como condenada, já que não será possível substituir o chipset.

BIOS danificado - Uma placa-mãe pode estar ainda com o BIOS defeituoso (uma placa de diagnóstico apresentaria este resultado, o display ficaria apagado). Não é possível substituir o BIOS pelo de outra placa (a menos que se trate de outra placa de mesmo modelo), mas você pode, em laboratório, experimentar fazer a troca. Mesmo não funcionando, este BIOS transplantado deverá pelo menos emitir mensagens de erro através de beeps. Se os beeps forem emitidos, não os levem em conta, já que este BIOS é inadequado. Os beeps apenas servirão para comprovar que o defeito estava no BIOS original. Se beeps não forem emitidos, você ainda não poderá ter certeza absoluta de que o BIOS antigo estava danificado. Sendo um BIOS diferente, o novo BIOS poderá realmente travar nas etapas iniciais do POST, não chegando a emitir beeps. Por outro lado, uma placa de diagnóstico deve apresentar valores no seu display, mesmo com um BIOS de outra placa, e mesmo travando. Isto confirmaria que o BIOS original está defeituoso. Uma solução para o problema é fazer a sua substituição por outro idêntico, retirado de uma outra placa defeituosa, mas de mesmo modelo, com os mesmos chips, o que é bem difícil de conseguir. Em um laboratório equipado com um gravador de ROM, seria possível gravar um novo BIOS, a partir do BIOS de uma placa idêntica ou a partir de um arquivo contendo o BIOS, obtido através da Internet, do site do fabricante da placa-mãe.

 bios

Chip da BIOS.

Capacitor danificado - A placa-mãe pode estar com algum capacitor eletrolítico danificado. Infelizmente os capacitores podem ficar deteriorados depois de alguns anos. O objetivo dos capacitores é armazenar cargas elétricas. Quando a tensão da fonte sofre flutuações, os capacitores evitam quedas de voltagens nos chips, fornecendo-lhes corrente durante uma fração de segundo, o suficiente para que a flutuação na fonte termine. Normalmente existe um capacitor ao lado de cada chip, e os chips que consomem mais corrente são acompanhados de capacitores de maior tamanho, que são os eletrolíticos. Com o passar dos anos, esses capacitores podem apresentar defeitos, principalmente assumindo um comportamento de resistor, passando a consumir corrente contínua. Desta forma, deixam de cumprir o seu papel principal, que é fornecer corrente aos chips durante as flutuações de tensão. Toque cada um dos capacitores e sinta a sua temperatura. Se um deles estiver mais quente que os demais, provavelmente está defeituoso. Faça a sua substituição por outro equivalente ou com maior valor. Note que um capacitor eletrolítico possui três indicações: voltagem, capacitância e temperatura. Nunca troque um capacitor por outro com parâmetros menores. Você sempre poderá utilizar outro de valores iguais ou maiores. Por exemplo, um capacitor de 470 uF, 10 volts e 105°C pode ser trocado por outro de 470uF, 12 volts e 105°C, mas nunca por um de 1000 uF, 12 volts e 70°C (apesar de maior capacitância e maior voltagem, a temperatura máxima suportada é inferior).

clip_image002[4]

Capacitor eletrolítico.

Cristais danificados - As placas de CPU possuem vários cristais, como os mostrados na figura da próxima página. Esses frágeis componentes são responsáveis pela geração de sinais de clock.

clip_image004[4]

Cristais - podem apresentar diversos formatos, mas seu encapsulamento é sempre metálico.

Nem todos os clocks são gerados diretamente por cristais. Existem chips sintetizadores de clocks, esses chips geram o clock externo para o processador e outros clocks necessários à placa-mãe, como por exemplo, o clock necessário ao barramento USB. Todos esses clocks são gerados a partir de um cristal de 14,31818 MHz, o mesmo responsável pela geração do sinal OSC. Se tiver dificuldade em comprar esses cristais, você pode retirá-los de qualquer placa-mãe antiga e defeituosa, obtida em uma sucata de componentes eletrônicos. Tome muito cuidado ao manusear esses cristais. Se você deixar cair no chão, certamente serão danificados.

clip_image006[4]

Um chip sintetizador de clock. Observe o cristal 14.31818 MHz ao seu lado, bem como os jumpers para selecionamento do clock externo do processador.

Reguladores de voltagem - Esses são os componentes responsáveis por gerar as tensões necessárias aos processadores. Recebem em geral 5 volts ou 3,3 volts (dependendo da fonte) e geram tensões programadas pelo usuário, de acordo com as voltagens interna e externa requeridas pelos processadores. Alguns geram tensões fixas, outros podem gerar tensões variáveis. Infelizmente é muito difícil fazer a substituições desses componentes, pois várias placas de CPU diferentes utilizam os mais variados modelos de reguladores. Em laboratórios bem equipados, podemos encontrar catálogos com informações sobre milhares de transistores, diodos, reguladores e semicondutores de todos os tipos. Esses catálogos possuem também tabelas de referência, a partir das quais é possível encontrar modelos equivalentes de outros fabricantes. Um técnico paciente pode localizar um regulador em um desses catálogos e descobrir equivalentes disponíveis no mercado nacional, fazendo assim a substituição.

 clip_image007

Reguladores de voltagem.

Superaquecimento

Todos os processadores modernos necessitam de uma ventoinha (um pequeno ventilador) para dissipar o calor que é produzido durante o seu funcionamento. O problema é que muitos micros são montados com ventoinhas subdimensionadas, isto é, que não conseguem refrigerar o processador corretamente. Com isso, ele se aquece demais e acaba "travando".

clip_image009

Três tipos de ventoinhas. As duas da esquerda são as melhores e a da direita, a pior.

Uma solução usada por muitos técnicos é o uso da pasta térmica. Essa pasta, que é facilmente encontrada em casas de material eletrônico, é aplicada entre o processador e o dissipador para melhorar a transferência térmica, evitando o problema do superaquecimento - se você usar uma boa ventoinha, é claro. Na hora de aplicar a pasta térmica, use uma espátula, pois essa pasta é bastante viscosa.

Uma dica importante é manter sempre a ventoinha limpa. Muitas vezes, ao abrir o gabinete, você verá que a ventoinha está repleta de poeira grudada, impossibilitando o seu perfeito funcionamento. Nesse caso, retire a ventoinha do micro e limpe-a com o auxílio de um pincel e/ou uma escova de dente velha.

Problemas com a ventoinha da fonte

A ventoinha existente dentro da fonte de alimentação do micro (aquela que você vê na parte de trás de seu PC) serve para ventilar a parte interna do micro e não só a fonte de alimentação, ao contrário

do que muitos pensam. Como o ar quente sobe, a ventoinha "puxa" esse ar quente para fora do gabinete. Como consequência, ar frio entra através das ranhuras existentes na parte da frente do gabinete. É por esse motivo que a ventoinha do gabinete sopra o ar para fora do gabinete, e não o contrário. Você confere como funciona a circulação de ar em um gabinete na figura abaixo.

clip_image011[4]

Correta circulação de ar em um gabinete.

Infelizmente, algumas fontes de alimentação são montadas de forma errada, com a ventoinha invertida, jogando ar frio para dentro do gabinete. Quando isso acontece, há retenção de calor e o micro superaquece, pois o ar quente existente dentro dele não consegue sair (veja o esquema da figura abaixo). Se o seu micro possui a ventoinha invertida, você deve corrigir o problema, abrindo a fonte e invertendo a posição dela. Se o micro ainda estiver na garantia, peça ao vendedor para fazer essa correção para você, pois caso contrário você perderá a garantia do micro.

clip_image012

Circulação de ar em um gabinete com a ventoinha invertida.

Caso a direção do cooler da sua fonte esteja correta mas mesmo assim o micro ainda esteja superaquecendo, você pode instalar um novo cooler no gabinete, ligando-o na placa mãe, ou direto na fonte. Mas sempre usando a seguinte regra:

Cooler for colocado na parte de baixo do gabinete Jogar ar para dentro do gabinete
Cooler instalado do meio até em cima do gabinete Puxar o ar para fora do gabinete

Bom pessoal é isso ai!! espero que tenha gostado. Divulguem e comentem o meu trabalho assim me motivo mais e mais para poder continuar postando conteúdo de qualidade pra vocês!!

1 comentários:

larissa123 disse...

Olá! Minha mobo do notebooks Itautec W7630, está dando apenas uma piscadela nos leds e só isso, não liga. Desmontei e notei que o Chipset da Nvidia G6150-N-A2, está com uma meia dúzia de caroços, poderia existir mais problemas alem desses empolamento nesta placa? Poderei conseguir outro idêntico e comop troca-lo, levando-se em consideração que a placa é dupla, como dessoldar um chipset e como ressolda-lo? UFA!!! Obrigado p qq ajuda.


VerTeck Copyright © 2011